Breve Breve
Curitiba
Irati
São José dos Pinhais
Guaratuba
Foz do Iguaçu
Imbituva
Matinhos
Terra Roxa
Piraquara
Piraí do Sul
Iporã
Araucária
São Pedro do Ivaí
Prudentópolis
Lapa
Antonina
Morretes
Fazenda Rio Grande
Colombo
Bocaiúva do Sul
Contenda
Jandaia do Sul
Kaloré
Ortigueira
Paranaguá
Guaraqueçaba
Cascavel
São Mateus do Sul
Apucarana
Pitanga
 
 
  Cadastre seu e-mail e receba notícias do Deputado
 

Mais Buscadas

Notícias
Imprimir Enviar Contato
Cortes na AL

AL extingue 664 cargos de seus quadros

A Assembleia Legislativa está extinguindo 664 cargos no seu quadro de pessoal. O corte está previsto no projeto de lei de autoria do presidente da Casa, deputado Nelson Justus (DEM), aprovado ontem, 15, em primeira discussão.

Desaparecerão do quadro 501 cargos comissionados e outros 163 cargos destinados a funcionários que ingressaram na Assembleia por meio de concurso público.

Entre os cargos eliminados estão as funções de consultor jurídico, assistentes e auxiliares administrativos, agente de saúde, ascensoristas, recepcionistas, serventes, telefonistas entre outros.

A extinção, entretanto, não irá alterar o número de servidores da Casa, segundo informaram Justus e o presidente da Comissão de Transparência, Durval Amaral (DEM), responsável pela formulação do projeto.

Ambos afirmaram que a maioria dos cargos estava desocupada e que pertencia a servidores aposentados, mortos ou que aderiram ao programa de demissão voluntária, implantado no início dos anos 2000.

A proposta cria uma nova simbologia de funções que poderão ser usadas para reenquadramento de servidores dos gabinetes dos 54 deputados. A mudança de nomenclatura não altera o valor fixo dos cargos disponível para nomeação pelos gabinetes, atualmente em R$ 39, 5 mil mensais.

Outra mudança é a fixação de um número máximo de servidores em comissão para lideranças de bancadas, comissões e para a estrutura da Mesa Executiva, Mesa Diretora e à administração da Casa.

A proposta permitirá conhecer quantos servidores estão lotados em cada uma das diretorias: presidência, vice-presidência, secretarias, diretoria geral e outras diretorias. Atualmente, não se conhece o tamanho do quadro de pessoal de cada uma dessas estruturas.

Despesas

A proposta também institui o pagamento de gratificações chamadas de "apoio administrativo" para servidores que exercem função de auxílio à administração. O valor da gratificação não consta do projeto. Amaral explicou que o benefício será fixado em ato posterior da Mesa Executiva.

Também serão definidos em um novo ato da mesa executiva os critérios de concessão de verba de representação para servidores comissionados e efetivos. A proposta votada ontem estabelece apenas que servidores de nível básico e médio recebem até 20% sobre o valor do vencimento básico, de nível superior terão direito a 40% sobre o salário-base e comissionados podem ter o salário reforçado em até 100%.

Justus explicou que a supressão das funções seguiram um levantamento feito pela direção geral da Casa, eliminando funções que não são mais consideras necessárias na estrutura do Legislativo. Ele citou o exemplo dos datilógrafos.

"Hoje, nós temos digitadores", disse o presidente da Assembleia. Ele afirmou que se houver necessidade de contratação de novos servidores, será aberto concurso público, no próximo ano.

Após a aprovação, e sanção pelo governador do Estado, a Assembleia terá 45 dias para executar as mudanças e eliminar os cargos. Este também é o prazo para que a Mesa Diretora regulamente o pagamento das gratificações e verbas de representação.

 Fonte: Paraná-Online (16/12/2009)

16/12/2009
« Notícia anterior
Deixe sua opinião
 
Nome:
E-mail:
Opinião:
 
 
Mais Artigos
 
26/09/2015
-
CCJ da Assembleia Legislativa tem novo auditório
25/09/2015
-
Auditório Legislativo é inaugurado e CCJ ganha novas instalações
25/09/2015
-
Nelson Justus reitera compromisso com o litoral.
09/08/2015
-
Nelson Justus cumprimenta pelo Dia dos Pais
26/07/2015
-
Nelson Justus fala sobre comprometimento com a região do litoral
04/07/2014
-
Participativo e atuante, Marcos da Ambuância não mede esforços para o
07/03/2014
-
Jornal Notícias - Guaratuba
06/03/2014
-
Nelson Justus se reúne com a Polícia Ambiental para ouvir reclamações
10/02/2014
-
Deputado Nelson Justus se destaca por sua atuação pública e mudanças n
02/02/2014
-
Nelson Justus tem marcado sua atuação pública a partir da capacidade d