Breve Breve
Curitiba
Irati
São José dos Pinhais
Guaratuba
Foz do Iguaçu
Imbituva
Matinhos
Terra Roxa
Piraquara
Piraí do Sul
Iporã
Araucária
São Pedro do Ivaí
Prudentópolis
Lapa
Antonina
Morretes
Fazenda Rio Grande
Colombo
Bocaiúva do Sul
Contenda
Jandaia do Sul
Kaloré
Ortigueira
Paranaguá
Guaraqueçaba
Cascavel
São Mateus do Sul
Apucarana
Pitanga
 
 
  Cadastre seu e-mail e receba notícias do Deputado
 

Mais Buscadas

Notícias
Imprimir Enviar Contato
Trajetória de Bernardo Carli é preservada em livro elaborado pela Assembleia Legislativa

 A história de vida e da carreira política do deputado Bernardo Carli foi publicada também num livro, produzido pela Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná e entregue à família e aos amigos, na manhã desta quarta-feira (12). Na edição há depoimentos do pai Luís Fernando Ribas Carli, lembrando a infância de Bernardo, seu interesse desde muito cedo pela política, além de memórias escolares narradas por sua mãe, Ana Rita Guimarães Ribas Carli.

A publicação ainda preserva o seu primeiro discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, quando assumiu o cargo de deputado pela primeira vez em 2011, sendo reeleito em 2014. As principais leis de sua autoria são igualmente relacionadas na edição, assim como o seu trabalho incansável para a construção do Hospital Regional de Guarapuava, batizado com o seu nome, por meio da Lei nº 19.646/2018, e depoimentos de vários deputados, que conviveram com Bernardo.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), ressaltou a importância de preservação da memória do amigo e deputado Bernardo, como um reconhecimento pelas suas conquistas na vida pública e pelos serviços prestados ao Paraná. “Além desta homenagem aqui na Casa, fomos buscar a vida do Bernardo, de toda sua trajetória, desde pequenininho, que sintetiza tudo aquilo que o Ber foi e fez, desde o seu nascimento. Foi um grande amigo, que deixa muitas saudades”, afirmou.

Dentre algumas histórias contadas pelo seu pai no livro e que também foram lembradas nesta quarta-feira durante a homenagem na Assembleia, foi do interesse precoce de Bernardo pela política. Na época, com apenas 8 anos, com Luís Fernando exercendo o cargo de deputado federal, respondia frequentemente as perguntas do filho sobre o ambiente ao qual se dedicou por mais de 30 anos, exercendo cargos de prefeito, deputado estadual, além de secretário de Estado. “Quando assumi o cargo de deputado federal, cheguei de Brasília com um livro que contava a vida dos deputados. O Bernardo pegou esse livro. Ele olhava aquele livro e dizia: pai, veja quantos mil votos ele fez. Foi ali que vi o quanto ele se identificava com a política”, contou emocionado.

Outra curiosidade era a simplicidade de Bernardo. Ana Rita conta que o feijão nunca podia faltar nas refeições e lembra uma viagem de avião para visitar uma tia num outro estado. O prato solicitado para a aeromoça foi feijão com farinha. “O feijão era o prato que nunca podia faltar na mesa. Ele gostava muito. Ele tinha hábitos e gostos simples. Sempre sorridente”.

A governadora Cida Borghetti parabenizou a iniciativa da Assembleia em preservar a história e o legado do deputado Bernardo, que certamente sintetiza a intensidade com que trabalhou para o povo paranaense. “Um trabalho bonito que ele fez e que ficará registrado do nosso amigo, que foi um guerreiro pelas causas do Paraná e sempre esteve disposto a servir”.

12/12/2018
« Notícia anterior
Deixe sua opinião
 
Nome:
E-mail:
Opinião:
 
 
Mais Notícias
 
01/02/2019
-
POSSE DOS DEPUTADOS 2019
19/12/2018
-
CCJ encerra atividades de 2018 aprovando emendas a projeto do Programa
19/12/2018
-
CCJ analisou 644 proposições até o dia 13 de dezembro
12/12/2018
-
Trajetória de Bernardo Carli é preservada em livro elaborado pela Asse
20/11/2018
-
Hall do Palácio 19 de Dezembro é reaberto com galerias de fotos de ex-
01/08/2018
-
Discurso em homenagem ao Deputado Bernardo Carli
01/08/2018
-
Homenagens ao dep Bernardo Carli marcaram retorno das atividades de Pl
01/08/2018
-
Deputado Nelson Justus participa da convenção do partido Democratas
30/07/2018
-
Para o Deputado Estadual Nelson Justus é hora de o Paraná consolidar s
27/07/2018
-
DEPUTADO NELSON JUSTUS VISITA ITAPERUÇU